10 dicas de como se portar em um almoço de negócios


O ano enfim começou. O ritmo de trabalho também volta ao normal e junto com ele os habituais almoços de negócios. Pensando nisso, na coluna de hoje trouxe algumas regras básicas de etiqueta para um almoço corporativo. Hoje, em pleno século da imagem, é cada vez mais importante demonstrar ser uma pessoa etiquetada, conhecedora de regras de comportamento e postura. Mais que isso, uma pessoa que tem conhecimentos de etiqueta passa uma imagem de atualizada, educada e que sabe respeitar o outro. Confiram agora 10 regras de etiqueta para um almoço de negócios:

Almoco negocios

  1. Quem convida é quem decide o restaurante;
  2. Quem está convidando: é de bom tom chegar um pouco antes no restaurante e combinar com o garçom de entregar a conta diretamente para você. Quem convida paga a conta, mesmo que este seja uma mulher. No ambiente corporativo não existe diferença entre homem e mulher. Se a mulher convidou, ela deve pagar a conta;
  3. O homem não precisa puxar a cadeira para a mulher sentar;
  4. Nunca mexer em nada na mesa, nem pedir nada, até seu convidado chegar;
  5. Quando o convidado chegar, levante para cumprimentá-lo;
  6. Proibido carteira e celular em cima da mesa. Se tiver algum problema e precisar atender o celular, avise seu convidado antes. Do contrário, não atenda;
  7. Guardanapo: quando terminar de comer deixe-o em cima da mesa ao lado esquerdo do prato;
  8. Fusão de 2 empresas: paga a conta quem vai lucrar mais com a fusão;
  9. Álcool no almoço: quem decide se tomarão bebida alcoólica é o cliente;
  10. Acabou o almoço, o convidado deve agradecer.

 

É sempre bom lembrar que etiqueta é para todos, independente de sua origem, condição social ou religião. Etiqueta não existe à toa, foi criada justamente para tornar possível a vida em sociedade e criar uma convivência harmoniosa entre as pessoas.

Marcia Nakagawa

Executiva do mercado financeiro, formada em Administração de Empresas e pós graduada em Gestão e Implantação da Qualidade Total e também em Finanças. Certificada em Consultoria de Imagem pela Belas Artes SP e em Fashion Image & Styling pelo Instituto Marangoni de Milão. Amante da fotografia digital e moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *