Aprenda sobre os sabotadores de imagem e evite-os


Já foi o tempo, anos atrás aliás, que ter apenas expertise e conhecimento em nosso trabalho nos bastava para conseguir sucesso profissional. Hoje, se este conhecimento não estiver aliado a uma imagem pessoal adequada e coerente, a chance de sucesso é mínima. Embora muitas pessoas não percebam, elas são avaliadas o tempo todo por suas atitudes, modos de agir, modo de falar, postura, entonação de voz, linguagem corporal e, claro, pelo modo como se vestem. Nossa roupa e o modo como nos apresentamos são determinantes na forma como somos percebidos por outras pessoas. A roupa diz muito (muito mesmo) sobre nós, sobre quem somos, o que gostamos, como nos vemos (nossa autoimagem) e sobre como nos posicionamos. Portanto, em se tratando de imagem pessoal, e principalmente profissional, pequenos detalhes fazem grande diferença e todo o cuidado é pouco na hora de se vestir.

Sabotagem_Imagem1

Pensando nisso, nosso tema de hoje são os SABOTADORES DE IMAGEM. Mas o que é isso, afinal? São pequenos deslizes em nossa aparência que podem sabotar nossa imagem pessoal, transmitindo muitas vezes uma mensagem de desleixo. Abaixo, listei alguns dos mais comuns no ambiente corporativo, para homens e mulheres. Confiram:

  1. Barra da calça muito curta ou sem fazer (sobrando grande quantidade de tecido em cima do sapato)
  2. Barra da calça sem fazer, com grampos ou clipes para segurar o excesso de tecido
  3. Roupas com botões faltando
  4. Fiapos ou fios puxados nas roupas
  5. Excesso de perfume e maquiagem
  6. Unhas com esmalte descascado
  7. Unhas com cores vibrantes como pink e amarelo fluorescente, com adesivos ou desenhos
  8. Roupas com manchas, rasgadas ou desgastadas
  9. Roupas com bolinhas, muito comuns em malhas
  10. Roupa amassada
  11. Sapatos sem saltinho, fazendo barulho quando anda
  12. Alça do sutiã aparecendo
  13. Gravata no meio da barriga
  14. Má postura ao sentar
  15. Cabelo oleoso e sem pentear

Todos, sem exceção, são frequentemente vistos nos mais variados ambientes de trabalho. Como eu disse, são pequenos deslizes, nada que não possa ser reparado. Há quem pense que detalhes simples como estes não são percebidos por outras pessoas, pois eu digo a vocês com toda certeza que eles são sim percebidos. Não deixe que detalhes simples como estes sabotem sua aparência, fazendo com que você seja avaliado e percebido negativamente. O simples ato de gastar uns minutinhos em frente ao espelho antes de sair de casa e prestar atenção na sua roupa, pode salvar o seu dia…e o seu emprego!!!

Marcia Nakagawa

Executiva do mercado financeiro, formada em Administração de Empresas e pós graduada em Gestão e Implantação da Qualidade Total e também em Finanças. Certificada em Consultoria de Imagem pela Belas Artes SP e em Fashion Image & Styling pelo Instituto Marangoni de Milão. Amante da fotografia digital e moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *