13 Dicas para usar o whatsapp no Ambiente Profissional


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Atualmente o whatsapp entrou com tudo na vida das pessoas, e já é considerado por muitos como a principal ferramenta de comunicação virtual, para conversas familiares; de amigos e também de trabalho.

Vamos falar do whatsapp no ambiente profissional, a onde as regras devem ser ainda mais exercidas com muito bom senso, com atenção no outro ou nos outros interlocutores. Lembre-se que manter um relacionamento harmonioso com seu chefe; cliente; equipe; colegas; fornecedor; etc, deve ser um objetivo a ser perseguido a todo o momento. Preste atenção na sua conduta!

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  1. O ideal é que antes de iniciar uma conversa pelo whatsapp com uma pessoa da sua equipe, com um cliente ou fornecedor; você pergunte se ele está de acordo em usar o whatsapp para interagir. De preferência, defina um assunto específico que será o foco das mensagens.
  2. Certifique-se que o aplicativo do seu interlocutor está sendo usado no telefone profissional. Não use o telefone pessoal de uma pessoa para enviar mensagens de trabalho.
  3. Respeite o horário comercial para enviar as mensagens profissionais. É deselegante e desrespeitoso invadir os momentos pessoais das pessoas com questões de trabalho.
  4. Não espere uma resposta imediata, muito menos cobre a não ser que tenha sido absolutamente acordado o tempo de resposta. As pessoas não estão a sua disposição 100% do tempo, podem estar no trânsito; em reuniões; em visitas a clientes; focadas no trabalho ou simplesmente não podem responder.
  5. Não se sinta obrigada a responder imediatamente. Lembre-se que sua produtividade até pode ser questionada, se sempre lê e responde as mensagens no momento em que as recebe.
  6. Tente estabelecer horários específicos para ler as mensagens: quando chega ao trabalho; depois do almoço; no final do expediente. Se achar necessário, informe seus interlocutores sobre sua forma de interagir via o aplicativo.
  7. Em casos de urgência, ligue! Uma conversa pelo telefone é de grande valia em situações em que a mensagem tem que ser extremamente clara para gerar uma resposta rápida e precisa.
  8. Coloque no seu status: Repondo quando puder. Se for urgente, por favor, me ligue.
  9. Cuidado com os grupos, as mensagens tem que ser de interesse de todos, ou quase todos. Mensagens individuais devem ser enviadas individualmente.
  10. Em nenhuma hipótese use os grupos de trabalho para encaminhar correntes, respeite as escolhas religiosas e de crenças das pessoas.
  11. Não faça textos longos. Seja objetiva e vá direto ao ponto.
  12. Não exagere no envio de áudios. Para escutá-los evite estar em ambientes públicos.
  13. Cuidado com o que posta nos grupos de equipe, por mais que vocês tenham uma boa convivência e estejam próximos, este não é o ambiente para postar vídeos e imagens inapropriadas.

Claudia Kather

Executiva do mercado financeiro, formada em Comunicação Social – Propaganda e pós graduada em Marketing, com MBA em Marketing de Serviços. Apreciadora das tendências de moda.

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