Para conversar


Falar com clareza e ouvir com atenção são o grande segredo para uma conversa agradável e construtiva. Outro ponto importante para uma comunicação eficiente é o olhar, uma vez que ele é capaz de transmitir interesse e atenção ao assunto do momento. Por isso é preciso ficar atenta às regras de etiqueta para que as relações interpessoais, seja profissional ou pessoal, sejam bem sucedidas e prazerosas.

  • Gesticular em excesso pode ser muito deselegante e o contrário também;
  • É importante prestar atenção aos vícios que podem se transformar em tiques sem controle, como levantar a sobrancelha, franzir a testa, piscar os olhos sem parar.
  • A linguagem tem que ser clara e fácil;
  • Caso exista uma diferença cultural muito grande entre as pessoas que estão conversando, cabe ao mais erudito se fazer entender com simplicidade, de forma natural para que o interlocutor não fique constrangido;
  • É importante se atentar para evitar palavras em inglês ou outras línguas;
  • Saber ouvir é uma qualidade indispensável e quase mais importante quanto saber falar;
  • Aprenda a não interromper as pessoas e a ouvi-las com atenção;
  • Saber falar é uma consequência do saber ouvir;
  • Ouvindo o seu interlocutor com atenção e interesse, certamente a conversa se desenvolverá melhor;
  • Quem ouve deve sempre dirigir o olhar para a pessoa que fala e quem fala deve dirigir o olhar para todos que o ouvem;
  • Na dúvida, observe primeiro e pergunte depois.

Marcia Nakagawa

Executiva do mercado financeiro, formada em Administração de Empresas e pós graduada em Gestão e Implantação da Qualidade Total e também em Finanças. Certificada em Consultoria de Imagem pela Belas Artes SP e em Fashion Image & Styling pelo Instituto Marangoni de Milão. Amante da fotografia digital e moda.

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