Moda para nossos homens


Resolvemos criar uma série de posts a fim de ajudarmos nossos maridos, filhos e até colegas de trabalho a se vestirem melhor no ambiente de trabalho. A gente sabe que, em alguns casos, os homens não pedem ajuda e, por isso, resolvemos arregaçar as mangas e dar essas dicas para as nossas leitoras. Assuntos como combinar gravatas e camisas, meias e calças, escolher um bom terno, peças para evitar no escritório… Essa e outras questões estarão presentes aqui no MNT uma vez por semana. Esperamos que vocês gostem!

Combinando gravatas e camisas

E a primeira dica é sobre como combinar essas duas peças tão usadas, mas que deixam tantas dúvidas na cabeça dos homens. Muitos trabalham no meio corporativo e o dress code é quase obrigatório em certas empresas. Antigamente era mais fácil, pois o universo de camisaria masculina se restringia a cores básicas. Hoje, no entanto, há um número muito maior de opções que vão desde as com cores atípicas como rosa ou roxo à estamparia xadrez, com poás e listrados. Como combinar tudo isso? É claro que isso gera confusão na cabeça deles. Então anote as dicas simples abaixo que farão toda a diferença.

PautaGravatas1

Sobre a camisaria em cor lisa, lembre-se que é importante que ela tenha um tom mais claro que a gravata, e nunca o oposto. Já quanto às estampas, evite combinar desenhos que possuem a mesma proporção (tamanho). Quando a camisa tiver pequenos padrões, opte por uma gravata de padrões mais amplos ou uma simples lisa. E vice-versa. É importante ficar atento também à casualidade de cada peça. Ainda que o blazer e o sapato social façam parte da produção, entenda que, quanto maior a estampa, mais casual ela é e menos adequada para o meio corporativo ela ficará. Invista, então, em micro estampas como xadrez vichy, mini poás, florais liberty, entre outras; é a melhor opção para não errar!

DICAS RÁPIDAS

PautaGravatas3

Camisas claras – elas são protagonistas do armário masculino e devem seguir a regra básica do tom sur tom de combinação. Basicamente todas as cores ornam bem, assim como as estampas e padrões.

Camisas escuras – As gravatas devem seguir a mesma tonalidade, mas de outra cor. Se da mesma, pode deixar o visual do homem sufocado, embora seja uma escolha recorrente por homens mais antenados com a moda.

Listrados – As camisas listradas aparecem há bastante tempo na roupa de trabalho. As camisas com listras estreitas pedem gravatas com listras largas (de uma mesma cor ou não). Invista também em poás.

Outras estampas – jamais combine um mesmo tipo ou tamanho de xadrez. Poás pequenos pedem listrados ou poás maiores. Existem opções de gravatas camufladas. Combine com camisas lisas ou com listrados básicos (jamais com xadrez).

Paula Pianezzola

Executiva da área de projetos, formada em Administração de Empresas. Consultora de imagem e apaixonada pelo mundo da moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *