Destaque sua imagem profissional


Gerar uma percepção que satisfaça as necessidades e anseios dentro do ambiente de trabalho é um dos maiores desafios de muitas profissionais. Estabelecer um objetivo, olhar para frente, definir como gostaria de ser lembrada daqui a cinco ou dez anos pelas pessoas que a cercam é uma das estratégias que consistem em criar formas de destacar as características que são boas em sua personalidade e trabalhar as demais que podem prejudicar o seu desempenho.

Para isso, inspire confiança e credibilidade. Construa uma identidade forte e sua imagem irá contribuir na estruturação de toda a sua carreira. As pessoas só vão se interessar por você se você construir uma imagem de fácil comunicação. Evidencie símbolos (cores, formas, comportamentos e estilos) que possam ser facilmente associados pelos colegas de trabalho. Lembre-se que eles irão interpretar a sua imagem de acordo com os conceitos sociais herdados pelo ambiente em que vivem. As imagens são decodificadas segundo padrões estabelecidos pela sociedade.

Você se comunica através das suas expressões, da sua cultura, dos gestos, do conhecimento, da postura, das roupas, dos objetos de adorno (joias, bolsas, canetas), da forma de sentar, de comer, do olhar, do sorriso, da emoção, dos sinais vocais, da maneira de atender ao telefone, da comunicação via internet, da utilização da cortesia e até agrados pessoais.

Claudia Kather

Executiva do mercado financeiro, formada em Comunicação Social – Propaganda e pós graduada em Marketing, com MBA em Marketing de Serviços. Apreciadora das tendências de moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *